Agradeço sua visita...volte sempre!!


Obrigada! - Recados e Imagens para orkut, facebook, tumblr e hi5

sábado, 27 de agosto de 2011

desabafo...convívio com profissionais da Saúde....a alguns anos atrás

Um dia normal como tantos outros,  nem imaginamos que às vezes precisaria tanto dos serviços de uma Ouvidoria.
Nervos à "flor da pele" tendo que resolver um problema muito sério ...um ser humano graduada nutricionista que poderia amenizar um pouquinho a vida de outros seres (em tratamento de leucemia) e de suas famílias, com alguns simples papeis...autorizações para receber alimentação externa caseira, cada dia era uma,  porque só o cheiro da comida de hospital dava náuseas neles (apesar de ser excelente, como visitante recebia), ...certo dia, chegando no hospital recebi a noticia de que não haveria autorização, a nutricionista não deixou,... tinha outros compromissos, saiu mais cedo,...e agora? 
Até tentei, mas revistaram tudo minuciosamente (como deve ser), deixei tudo lá e subi pro 7º andar correndo, nem esperei elevador, o que encontrei foram  pessoas que já estavam mal pelo tratamento quimioterápico, e agora nervosos além do limite e passando mal, pelo nervosismo... senti que as enfermeiras até haviam chorado e uma disse: "Mãe, tentamos contato mas ela disse que não poderia voltar aqui!", liguei e disseram que ela avisou que "se desse", até às 13:00 horas ela desceria lá, senão só na segunda feria. Tentava manter a calma mas já estava tendo um colapso, voltei no quarto e um dos rapazes fez sua mala pra ir pra casa, dizendo que se era pra morrer preferia que fosse em casa com a barriga cheia. E meu filho depois que cheguei ficou mais calmo...mas só de ve-lo ali naquele lugar e não em casa comigo, passava das 13, peguei forças em Deus e fui tentar uma solução, as enfermeiras disseram que só quem poderia resolver era a Ouvidoria, então rumei pra lá. 
Primeiro chegamos a um balcão, relatamos tudo que acontece e é registrado o ocorrido, ...comecei falar, mas conforme revivia as forças foram sumindo e ...já não consegui mais ficar em pé, quase desfaleci....chorei muito, já sentada e tomando tanta água que nem sei de onde vinha...me acalmaram, e disseram que já haviam comunicado a Ouvidora, e que assim que eu me estivesse melhor alguém viria pra levar-me até ela.

Veio um rapaz muito gentil e fomos...uma senhora também muito gentil me recebeu, disse que soube do que houve, lamentava muito e pediu mil desculpas e que  relatasse tudo pra tentar uma solução. 
Após ouvir tudo, fez uma ligação, percebi que ficou irritada, preencheu a próprio punho e me deu uma autorização pra um mês, e  não entendia porque eu já não portava um documento desses, porque é de praxe nesses casos. 
Eu disse: "Sou só a mãe, não entendo nada disso, só quero meu filho bem e fora daqui!", ela se desculpou novamente pelo ocorrido e desejou boa sorte. 
Ressaltei que no andar haviam outras pessoas também com mesmo problema mas que não sabiam como agir; pediu pra que eu os orientasse, mas que ela providenciaria mais autorizações no setor de reclamações, caso precisasse. 
Acho que nunca agradeci tanto uma pessoa como naquele dia, sai agradecendo a Deus e já bem aliviada, peguei a refeição e subi.
Hoje revivendo...ver o sorriso do meu filho novamente  e dizendo... "Mãe, eu disse pro Antonio, se acalmar que você traria uma solução!"...

Nunca mais ouvimos falar da "profissional" nutricionista, nem fazíamos questão... em seu lugar um anjo em "forma de gente ", tudo o que eles ali precisavam, que além da profissional que explicava tudo minuciosamente e com paciência, respondia os  "porquês" que eles tanto tinham sobre nutrição de pacientes e era ...amiga!

Hoje estagiando numa Ouvidoria...sei que eu poderia ELOGIAR  a Ouvidora, que pela correria da época nem me lembro seu nome, e o HC por ter uma profissional tão competente pra solucionar problemas de quem já tem problemas de mais que são os: pacientes e seus familiares.

Também ELOGIAR  a Assistente Social Célia, que convivemos mais, sempre que tinha palestras ou outros eventos queria que eu estivesse presente pq sabia q eu gostava, mas eu não conseguiar por mais que quisesse, não conseguia deixar meu filho ali sozinho...um dia ela me trouxe um boton que trago comigo até hoje e relembro da sua pessoa...simples, que gostava do que fazia e assim fazia perfeito, como  se fosse pra um familiar próprio...

Eu ia só relatar um fato, mas cá estou fazendo um jornal....ou páginas de um livro...mas, deixar de falar das enfermeiras, até as chefes da enfermagem maravilhosas que tivemos ali, não dá, e relembrar momentos bons faz um carinho tão bom na alma, apesar do nó na garganta....
não há como esquecer  também de um enfermeiro que um dia senti sua falta, não porque o queria alí, não gostava de seu jeito tratar os pacientes, mas meu filho disse que, esqueceu de me dizer, mas se reuniram um dia, relataram fatos desagradáveis dele e ai...nunca mais o viram por lá...graças a Deus, e quem sabe a uma Ouvidoria também.
A equipe  da copa, que por vezes em seus intervalos se reuniam com meu filho na varanda e conversavam tanto..., eu os via tão entretidos,  nem chegava perto pra não atrapalhar, mas sentia que gostavam e ele também, e se fazia bem pra eles, nem me importava, em ficar só no quarto esperando.

Relembrar Dra. Erika, que mesmo em dias que não tinha plantão aparecia por lá pra levar revistas de carros pro meu filho, a alegria com que ele dizia isso, me fazia tão bem, quando era seu plantão era bem profissional, eu agradeci e ela disse: "Mãe não agradeça, faz parte! Ele é muito especial pra nós!".  Mas eu sabia que muitas coisas que se fazia ali não era profissional, era pessoal, era ser SER HUMANO! 

Queria acabar por aqui, mas ñ dá, lembrei também que um belo dia  (ñ sei o q tinha d belo, pq eu estava la fora agoniada) a Dra. Fernanda,  fazendo pulsão (tirar  água do pulmão), recebemos uma visitante ilustre, a esposa do Presidente da Republica, com toda pompa natural que fazem por ser quem é, passou por mim, mas apesar de toda aquela pompa e rodeada de tantos seguranças e representantes do HC, pude notar um traço de simplicidade e educação, antes de entrar no quarto solicitou a possível presença da médica que tratou de sua familiar pra agradecer pessoalmente, mas a Dra. Fernanda estava no quarto cuidando do meu filho, fiquei preocupada,... porém, ela só disse: "Diga que sinto muito, mas estou cuidando do paciente André Aragues, chame algum dos outros doutores que também cuidaram da paciente! ", as enfermeiras insistiram: "Mas é a D. ..., esposa do Presidente da Republica!", e a dra. disse que fizessem o ela disse e fechassem a porta quando saíssem!... acho que não preciso dizer mais nada! 

Agradecer em alguns casos ...só a Deus e que ilumine esses profissionais...que são anjos enviados por Ele. Um dia Ele prometeu que nunca mais iria amaldiçoar a terra por causa da raça humana, e falou consigo: “Eu não amaldiçoarei nunca mais a terra por causa do homem, porque os desejos do coração do homem são maus desde a sua infância; nunca mas matarei todos os seres viventes, como fiz”. Deus ordenou a Noé e a seus filhos: “tenham muitos filhos, e que os seus descendentes se espalhem por toda a Terra”. (http://www.narrativas.callistek.com/?mod=page&page_p=8), ...
Sendo assim,  Deus não extinguira mais o mundo.
Alguns de nós SERES HUMANOS quem faremos isso, aos poucos, ... quando captam o principal desse mundo: O MATERIAL, e assim vivem e respiram por isso.
Seres viventes que encontram pelo caminho são só “coisas”, que de alguma forma servem à algum interesse seu, particular.
Particularmente quero acreditar que nós os “bons” somos maioria... pq assim ainda dá pra ter esperanças em um mundo melhor para nossos sucessores....


Senhor Deus, autor e mantenedor da vida, eu coloco a minha capacidade profissional em tuas mãos. Deste-me Senhor o dom para cuidar, servir e ajudar a todos os que na saúde precisam de cura, alívio e amor na suas dores e doenças.
Senhor, muitas vezes minha capacidade profissional, emocional e física chega ao limite, porque eu e a ciência humana temos limites, mas Tu és Ilimitado e Todo Poderoso.
Por isso eu te peço, dá-me a tua benção, sabedoria e amor por todos os meus pacientes, que eu seja para todos os que me cercam um instrumento em tuas mãos.
Dá-me Senhor, graça e capacidade divina para trabalhar com o físico e com o emocional de todos os que precisam de mim.
Em nome de Jesus Cristo, o médico dos médicos,
Amém.

  Fonte da oração e imagem representativa: http://www.jesuseamor.com/oracoes/oracao-para-os-profissionais-da-saude/                           acessado  em 27/08/11 08:29 hrs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer comentar? Fique a vontade!